Geral

Itabuna ganha quatro novos Centros Digitais de Cidadania

Publicado em 12/08/2012, às 20h24   Redação Bocão News (Twitter @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O município de Itabuna, no sul do estado, ganha neste domingo (12) mais quatro Centros Digitais de Cidadania (CDCs), que serão inaugurados pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera. As unidades são voltadas à inclusão sociodigital da população de baixa renda. Nos CDCs são desenvolvidos trabalhos com a comunidade para estimular a capacitação e a geração de renda, além de contribuir para a realização das atividades escolares, ajudando a melhorar o aprendizado dos estudantes, favorecendo a difusão do conhecimento digital.
Com os novos equipamentos, Itabuna passa a contar com seis CDCs de um total de 880 unidades espalhadas pelo estado, em pleno funcionamento. Na avaliação do secretário Paulo Câmera, essa iniciativa integra o esforço da Secti de levar mais CDCs para o interior da Bahia e, desta maneira, dar o acesso às tecnologias da informação à população carente de Itabuna. ”É uma maneira de levar gratuitamente informação e possibilidades de capacitação para quem não tem acesso à tecnologia e desta maneira aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho”, destaca o secretário.
O CDC é composto por um servidor, 10 computadores com diversos softwares e conectados à internet banda larga. Os Centros Digitais utilizam softwares livres desenvolvidos para atender às necessidades dos usuários. Qualquer cidadão pode utilizar os CDCs, que funcionam em horário comercial.
A comunidade local tem acesso aos centros gratuitamente e pode usar editores de texto e planilha, construir apresentações, formatar imagens e navegar pela internet. Centros comunitários, escolas, instituições religiosas de diversos credos, comunidades tradicionais – como afrodescendentes, indígenas ou quilombolas –, associações rurais, prefeituras, entidades de classe e centros de ressocialização de jovens são alguns tipos de instituições parceiras na gestão e manutenção dos Centros Digitais de Cidadania.
Novos CDCs em Itabuna:
Fundação Marimbeta (FMSICA) - Avenida Princesa Isabel, N° 678 - São Caetano
Fundação de Assistência à Educação e Planejamento Estratégico (FAEP) - Rua São José, Nº 858 Fátima
Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Praça Dos Capuchinhos, s/n° - Centro
Associação Padre Paulo Tonucci - Rua U, N°65 Loteamento Monte Cristo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp