Geral

Projeto do metrô recebe críticas em audiência pública

Reprodução
Debate em audiência pública levantou aspectos importantes sobre os efeitos do projeto   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 18/08/2012, às 11h31   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A primeira audiência pública realizada para debater o projeto da segunda linha do metrô de Salvador, que liga a Avenida Bonocô ao município de Lauro de Freitas foi marcada por críticas de especialistas. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (17) na Assembleia Legislativa. As informações são do Jornal A Tarde.

Os aspectos técnicos da licitação e do projeto, além dos efeitos sociais da construção de estações no entorno da Rodoviária e da Avenida Gal Gosta foram os pontos mais criticados. "O traçado é difícil e sinuoso, com rampas elevadíssimas. É ainda pior do que o proposto para a linha 1", afirmou o presidente da Associação dos Engenheiros Ferroviários da Bahia, Rafael Vasconcelos.

Outro ponto levantado por Vasconcelos foi a possível queda na demanda a partir do Imbuí e o fato de o projeto ter deixado de fora regiões bastante povoadas, como o Subúrbio e Cajazeiras. Ele ressaltou ainda a falta de ligação do projeto com a linha de trem do Subúrbio.

A falta de previsão sobre o destino das famílias moradoras nas áreas que serão desapropriadas foi o item levantado pela professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, Ana Fernandes. Já o presidente da Associação de Moradores de Saramandaia, Abraão Joviniano, questionou sobre os ambulantes que hoje atuam na Rodoviária.

Viabilização - No mesmo dia da audiência, o Diário Oficial publicou lei autorizando uma operação de crédito de até R$ 600 milhões junto à Caixa Econômica, para viabilizar o projeto. Até a Copa do Mundo, o Governo pretende colocar em funcionamento a linha 1, entre a Lapa e Pirajá, e a linha 2, no trecho entre a bonocô e Pernambués.

Uma nova audiência está marcada para a próxima segunda-feira (20).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp