Geral

Clínicas amanhecem fechadas em Salvador

Imagem Clínicas amanhecem fechadas em Salvador
Falta de pagamento por parte de prefeitura motiva decisão das instituições em não atender pacientes do SUS  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/02/2013, às 07h06   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Em assembleia realizada na manhã de sexta-feira (15), o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Estado da Bahia e a Associação dos Hospitais (Sindhosba) e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb) decidiram paralisar o atendimento pelo SUS na rede privada a partir de segunda-feira (18). Mais de 20 mil atendimentos e procedimentos são realizados diariamente em Salvador através destas instituições privadas.

A paralisação foi motivada pela falta de pagamento a mais de 200 estabelecimentos nos meses de novembro e dezembro de 2012 e de janeiro deste ano. De acordo com a assessoria das entidades, o valor devido pela prefeitura já supera os R$ 15 milhões.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a dívida foi acumulada na gestão anterior. O secretário da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, garantiu que os pagamentos referentes a janeiro estão programados para antes do fim do mês.

"É importante esclarecer que a maior parte dos atendimentos realizados refere-se a serviços eletivos, e corresponde a 8% do volume total de procedimentos feitos através do SUS na capital baiana. A partir da próxima semana, os atendimentos serão reprogramados para rede pública municipal e estadual", diz a nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp