Geral

Que venha a primavera!

Imagem Que venha a primavera!
Estação é a mais aguardada pelos moradores do oeste da Bahia, diz Inmet  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/09/2010, às 10h39   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


A estação mais alegre e romântica vai dá o ar da graça às meia-noite e nove desta quinta-feira, 23, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com a chegada da nova estação haverá uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. A primavera ocorre até o dia 21 de dezembro.
A expectativa, de acordo com o órgão, é de que no litoral baiano haja um aumento na temperatura nos próximos dias e uma diminuição na quantidade de chuvas que, segundo o instituto, estiveram dentro do esperado no inverno.
A estação que traz a exuberância das cores também requer cuidados com a saúde. Nessa época, pessoas que apresentam quadros alérgicos como bronquite, asma e rinite, particularmente não gostam da chamada estação das flores, mas por outro lado, o Inmet informa que esta é uma estação aguardada pelos moradores do oeste da Bahia já que o período de chuvas na região deve começar entre o final de outubro e o começo de novembro, o que pode ser um alívio por conta da falta de precipitações e a baixa umidade do ar na região nos últimos meses.
Nas regiões centro-oeste e sudeste, as chuvas passam a ser mais intensas e frequentes, marcando o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa. Durante a primavera, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação.
Já na região sul, ocorrem poucas alterações nos totais mensais de chuva, sendo o regime praticamente uniforme ao longo de todo o ano. Contudo, aumentam a ocorrência de raios e de “complexos convectivos”, sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos. 
No trimestre setembro, outubro e novembro, a maior parte da Região Nordeste encontra-se na sua estação seca, exceto no sul dos estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia. No centro-sul da região norte, o período chuvoso inicia-se nos meses de outubro e novembro, com aumento gradativo das pancadas de chuvas e trovoadas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp