Geral

OAB protesta contra STF

Imagem OAB protesta contra STF
O presidente da Ordem revela insatisfação com impasse no Supremo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/09/2010, às 12h12   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante protestou contra a decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STF) de aguardar a indicação do 11º ministro para que o caso de Joaquim Roriz (PSC) seja decidido.

Para Cavalcante, esta medida coloca a decisão da Lei da Ficha Lima nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável pela indicação. O presidente do STF, Cezar Peluso, sugeriu esperar pelo novo ministro, já que, até o momento, o julgamento está empatado. Outras duas opções poderiam ser utilizadas diante do impasse.

A primeira era acatar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidiu pela aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa e que, portanto, vetaria a candidatura de Roriz.  A segunda seria a utilização do voto de minerva do próprio presidente, que se posicionou contra a aplicação imediata da Lei. Contudo, Peluso, declarou que não acha justo que o seu voto valha mais do que os dos colegas.

São 11 as cadeiras do Tribunal, sendo que uma está vaga desde a aposentadoria do ministro Eros Grau, em agosto. O presidente Lula deve indicar o novo nome. O que, para o presidente da OAB, não é parece “salutar”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp