Geral

Aumenta procura por identidade

Publicado em 25/09/2010, às 12h40   Redação Bocao News


FacebookTwitterWhatsApp

Em função da crescente demanda na procura pela carteira de identidade, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) ampliou a capacidade de emissão do documento nas 41 unidades fixas do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e nos dois postos móveis.

Também foi aumentada para 4,7 mil/dia a distribuição de senhas.  A medida visa agilizar o serviço de emissão de carteiras de identidade e segunda via de título de eleitor, documentos mais solicitados neste período, além de reduzindo o tempo de espera do usuário.

O crescimento registrado na procura pela identidade é decorrente da exigência imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) obrigando o eleitor a apresentar, no ato de votação, o título acompanhado de um documento de identificação com fotografia. Certidões de nascimento e casamento não serão aceitas.

Em função disso, a corrida em busca do documento neste período eleitoral cresceu 46%, com a emissão de 208 mil novos documentos nos meses de agosto e setembro, o que representa 66 mil a mais do que o registrado no mesmo período em 2009, quando o número de emissões foi 142 mil carteiras de identidade, segundo dados divulgados pela secretaria.

De acordo com a Saeb, cresceu também a procura pela certidão de quitação com a Justiça Eleitoral e pela segunda via do título de eleitor. Somente neste mês de setembro 20 mil segundas vias do titulo foram emitidos pelo SAC. 

Devido à grande demanda registrada, os postos do SAC estão funcionando em regime de plantão nos finais de semana, na capital e no interior, segundo informações da assessoria da Saeb.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp