Geral

Caruru para festejar Cosme e Damião

Imagem Caruru para festejar Cosme e Damião
Comerciantes reclamam do enfraquecimento da tradição em homenagem aos santos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/09/2010, às 08h00   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Segunda-feira (27) é dia de caruru em homenagem aos santos gêmeos, Cosme e Damião. Mas a tradição já não é a mesma de antigamente, segundo reclamam comerciantes baianos, que se queixam de queda na venda dos produtos para o caruru. Para eles, o crescimento do número de adeptos a religiões evangélicas enfraqueceu a tradição.

O dia de São Cosme e Damião é celebrado pelo candomblé, umbanda e outras religiões de origem africana. Os gêmeos são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".

Estas religiões os homenageiam no dia 27 de setembro enfeitando seus templos. Mantém o  costume de oferecer comidas à base de azeite de dendê, especialmente o caruru, e doces às crianças.

A igreja católica, no entanto, comemora o dia de Cosme e Damião em 26 de setembro, pois no calendário católico o dia 27 é dedicado a São Vicente de Paula.
Há relatos que atestam que os santos são originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.

Estudaram medicina na Síria e passaram a praticar a profissão em nome de “Jesus Cristo e pelo seu poder”, segundo conta a lenda. Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na Ásia Menos sem receber qualquer pagamento por isso, razão pela qual eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro.

Perseguidos por Diocleciano, os irmãos Cosme e Damião foram martirizados na Síria. Não se conhece a forma exata como morreram. Seus corpos foram transportados para Roma por fiés.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp