Geral

Homossexuais que querem casar protestam na Câmara de Feira

Imagem Homossexuais que querem casar protestam na Câmara de Feira
Grupo exige direitos iguais e clima esquenta entre gays e vereadores  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/09/2013, às 09h34   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O clima esquentou na segunda-feira (16) durante a sessão na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, distante 109 quilômetros de Salvador. Membros do Movimento LGBT da cidade realizou um protesto contra as declarações feitas por alguns vereadores que compõem a bancada evangélica, que são contra participação de homossexuais no casamento coletivo organizado pela prefeitura de Feira.

Segundo o militante do Coletivo Quitéria Diversidade Sexual e presidente da Comissão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Diversidade Sexual e Enfrentamento à Homofobia, Leonardo Santana, o vereador Edvaldo Lima – que lidera luta contra a união gay – e outros vereadores, vem se opondo contra um direito conquistado pelo movimento a nível nacional que é o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Leonardo também afirmou durante o protesto que Lima vem difundindo o preconceito e incitando o ódio dentro de um espaço público, no caso, a Câmara. “Nós estamos reagindo aos discursos e ao preconceito que vêm sendo espalhados por essas pessoas. Para isso, precisamos debater mais porque essa forma de pensar mostra a ignorância  desses vereadores  e sua vontade em nos manter no armário, na ilegalidade e isso não vamos aceitar”, desabafou Leonardo Santana para o blog Caldeirão do Paulão.

A reportagem realizou uma enquete para saber quem de fato é contra e quem é a favor do casamento gay em Feira de Santana. Para os vereadores Eli Ribeiro (PRB) e a vereadora Aldney Bastos Marques, a “Neinha” (PMN), a Bíblia condena o casamento gay mas como parlamentares eles respeitam as leis constituídas de nosso país.

O edil Wellington Andrade de Jesus (PTN) comunga da ideia de que os direitos dos homossexuais foram adquiridos e devem ser resguardados não cabendo a questão religiosa ou pessoal. “A minha ideologia pessoal condiz com a da Bíblia, mas a lei diz que é permitido”, pondera.

Também entrevistado, o vereador Edvaldo Lima enfatiza que não é homofóbico, porém, não pode deixar de defender o direito da família baseada nos princípios bíblicos e que o deputado federal pelo Rio de Janeiro, Jean Wyllys, na posição de parlamentar, não poderia fazer uma campanha para exterminar o cristianismo. Isso é uma aberração. “Ainda que arranquem a minha cabeça, defenderei o cristianismo bíblico e à família brasileira”, ressaltou em tom categórico.


ENQUETE: O senhoré a favor ou contra o casamento homessaxual?

CONTRA: Marcos Lima (PRP), Roque Pereira (PTN), Tonhe Branco (PSC), Eli Ribeiro (PRB), Alberto Nery (PT), Cíntia Machado (PSC), Robeci da Vassoura (PHS), David Neto (PTN), Edvaldo Lima (PP) e Isaías de Diogo (PPS).

A FAVOR: Eremita Mota (PDT), Correia Zezito (PTB), Gerusa Sampaio (PSD), Beldes Ramos (PT), Wellington Andrade (PTN), José Carneiro (PDT) e Pablo Roberto (PT) e Carlito do Peixe (DEM).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp