Geral

Moradores protestam pelo descaso com a antiga sede da Secretaria da Educação

Imagem Moradores protestam pelo descaso com a antiga sede da Secretaria da Educação
Há um ano, um incêndio atingiu o casarão onde morou o poeta Castro Alves  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/01/2014, às 06h55   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Há mais de um ano, um incêndio de grandes proporções atingia a sede da Secretaria Municipal de Educação, no Parque Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas. À época, o secretário da pasta, João Carlos Bacelar (PTN), foi responsabilizado pelo ocorrido e questionado pela oposição na Câmara dos Vereadores de Salvador. A má conservação de um prédio público foi um dos questionamentos não respondidos ainda pelo deputado estadual. 

Na manhã deste domingo (12), moradores, comerciantes do bairro, artistas e envolvidos com a Associação Jota, deram um abraço simbólico no casarão, em protesto devido ao descaso da prefeitura. Ainda segundo os manifestantes, o caso não pode ser esquecido, devido a importância do local, que além de ser uma das moradias de Castro Alves, também arquivava documentos importantes da história baiana. 

Apesar da suposta possibilidade de incêndio criminoso, em março do ano passado, o laudo do Departamento de Polícia Técnica da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado da Bahia apontou para um “fenômeno termoelétrico do tipo curto-circuito” em um ar-condicionado do prédio.


Apesar disso, a oposição continuou questionando o então secretário, que deixou a pasta em julho do ano passado, após uma série de denúncias das mais variadas espécies, entre elas, irregularidades envolvendo um convênio entre a Ong Pierre Bourdieu, a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e a Secretaria Municipal de Educação.

Veja a galeria de fotos do protesto na manhã deste domingo

N
ota originalmente postada às 9h do dia 12

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp