Cidades

Operação desmonta rinhas de galos na Bahia; 229 animais foram resgatados e 63 pessoas detidas

Divulgação
Em um dos pontos, a polícia encontrou cerca de 40 pessoas participando de uma competição ilegal de galos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/09/2020, às 11h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Operação Bankiva, de combate a maus-tratos a animais, deflagrada na tarde do último sábado (19) na cidade de Glória, a 475 Km de Salvador, terminou com 229 animais resgatados e 63 pessoas presas. A ação conjunta foi realizada pela Polícia Federal (PRF), Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), Polícia Civil da Bahia (PC-BA), Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV/BA) e ONG Animallia. Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

De acordo com informações da PRF, a operação aconteceu em uma localidade da zona rural de Glória (BA) e em pontos distintos dos bairros Moxotó, Pedra Cumprida e Perpétuo Socorro de Paulo Afonso.

Em um dos pontos, a polícia encontrou cerca de 40 pessoas participando de uma competição ilegal de galos. No local foram encontrados dezenas de animais, encobertos e amarrados, com restrição de movimento, privação de luz e sem circulação de ar, ensejando condições evidentes de maus-tratos. Muito deles estavam bastante machucados.

No total, 229 galos da espécie galo-índio foram resgatados com ferimentos na crista, no peito, no pescoço, nas asas e na cabeça. Muitos foram mutilados e tiveram suas esporas cortadas. Alguns deles estavam banhados de sangue, em razão das lutas a que foram submetidos.

Os responsáveis foram identificados e cada um, assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e responderão na Justiça Criminal por suas condutas de maus tratos a animais, com base na Lei 9.605 – Lei de Crimes Ambientais. Foram lavrados mais de 60 (sessenta) TCOs e todos se comprometeram a comparecer em juízo quando intimados.

Os agentes também apreenderam materiais utilizados nas rinhas como biqueiras, esporas, gaiolas, balanças, tesouras, medicamentos, cadernos com anotações e uma certa quantidade em dinheiro que estava sendo aplicado nas apostas.

Um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo e um revólver calibre .38 com cinco munições foi encontrado em um dos locais de busca.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp