Justiça

“Talvez sejamos os primeiros dentro do sistema de justiça baiano”, diz defensora sobre promoção de equidade racial

Reprodução/Instagram
Durante o programa, Clarissa destacou a atuação do grupo dentro da instituição   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 24/05/2021, às 21h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A defensora pública e coordenadora da Comissão Étnico-Racial da Associação Nacional dos Defensores Públicos, Clarissa Verena, participou do BNews Agora, da Piatã FM, na noite desta segunda-feira (24). Durante o programa, Clarissa destacou a atuação do grupo dentro da instituição. 

“Começamos como grupo de estudos porque somos fruto da política de cota racial da Defensoria da Bahia. Não sei se todos sabem, mas a nossa instituição tem 30% de vagas para a população negra e na semana passada abrimos novo concurso que tem além desses 30% de vagas, 2% são para a população indígena. Iniciamos o nosso processo de construção identitária, nosso reconhecimento e fortalecimento das pessoas negras dentro da instituição, que é um espaço de poder, e a partir disso foi instituído em 2019 esse grupo de trabalho, e hoje passamos a atuar em comunidades quilombola, envolvendo a população negra tanto em lugares onde tem Defensoria como em lugares que não tem. E pra eu lhe trazer um produto da atuação desse grupo, a nossa política de promoção da equidade racial de enfrentamento ao racismo, eu ouso dizer que talvez sejamos os primeiros dentro do sistema de justiça baiano a adotar e instituir essa política”, disse. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp