Justiça

TV Aratu demite sindicalista horas após reintegração

Imagem TV Aratu demite sindicalista horas após reintegração
Bnews - Divulgação

Publicado em 13/08/2012, às 09h37   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), que trabalhava como produtora na TV Aratu, em Salvador, foi demitida pela emissora em menos de 24 horas, mesmo depois de ordem judicial que ordenava a TV Aratu a reintegrar a funcionária  em suas funções. A juíza Sulamita de Lacerda Aleodim, da 17ª Vara do trabalho, determinou pagamento de multa em caso de descumprimento da ordem levada pela oficial de Justiça Cláudia Teixeira de Carvalho.

De acordo com informações do site Jornal Grande Bahia, a empresa procedeu a reintegração da funcionária, mas impediu o acesso da presidente do Sinjorba, Marjorie Moura, às dependências da empresa para que fosse entregue atas de eleição e posse da sindicalista, referentes ao período 2010-2013. Mesmo assim, o documento foi entregue e protocolado na emissora, minutos após a reintegração, pelo advogado Victor Gurgel.

Ainda segundo a publicação, a jornalista Regina Ferreira foi submetida a novo constrangimento e a direção do Sinjorba considera muito grave a postura de diretoria da TV Aratu, devendo recorrer a medidas legais e trabalhistas para combater mais esta ilegalidade praticada pela empresa.

A profissional exerce a função de produtora e foi demitida irregularmente em 12 de dezembro de 2007, apesar da empresa ter recebido comunicação sobre sua candidatura, eleição e posse por parte da diretoria do Sinjorba nos prazos determinados pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de acordo com o site.

O processo movido pelo Sindicato e pela sindicalista tramitou por todas as instâncias da Justiça, indo por fim ao Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, que reconheceu a legitimidade da causa e determinou o pagamento dos salários referentes ao período, a reintegração da profissional e estabilidade conferida pelo mandato sindical até agosto de 2014. À época a jornalista era secretária-geral do Sinjorba.

Foto: Jornal Grande Bahia


Postada às 14h37 do dia 12 de agosto

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp