Eventos / Lavagem do Bonfim

Pandemia: Após 276 anos, comemoração de Senhor do Bonfim não tem tradicional lavagem das escadarias

Divulgação
Também neste dia, haverá duas missas na Basílica do Bonfim: às 7h20 e às 17h  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/01/2021, às 15h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pela primeira vez em 276 anos, o cortejo com a lavagem das escadarias da Basílica Santuário do Nosso Senhor do Bonfim não será realizado em 2021. Em razão da pandemia do coronavírus, a programação foi adaptada e a prefeitura aderiu à protocolos de segurança para evitar proliferação da doença. 

Portanto, nesta quinta-feira (14), os festejos de uma das maiores manifestações religiosas do Brasil terão outro cenário de celebração: através da internet. Pelo menos isso é o que a prefeitura de Salvador tem incentivado aos fies, que fiquem em casa e acompanhem toda a programação virtualmente. 

Na ocasião, a Prefeitura vai garantir o fechamento da Colina Sagrada e da basílica. Apenas as autoridades eclesiásticas e políticas participarão do ato de recepção da imagem. Em um carro, a imagem do Senhor do Bonfim vai sair às 8h da Igreja da Nossa Senhora da Vitória e seguirá pela Av. Sete de Setembro até o Terreiro de Jesus, no Pelourinho. Saindo do Centro Histórico, segue pela Rua Carlos Gomes e desde a Avenida Lafayete Coutinho (Contorno). Do Comércio, segue até a Colina Sagrada passando pelas avenidas Jequitaia, Fernandes da Cunha e Dendezeiros.

Também neste dia, haverá duas missas na Basílica do Bonfim: às 7h20 e às 17h. Após o percurso em carro aberto feito com a imagem do Senhor do Bonfim, o padre Edson Menezes dará uma bênção especial aos fiéis, a partir das 10h. As atividades serão transmitidas através da WebTV do Bonfim (canal do YouTube) e das redes sociais do Santuário.

Trânsito 

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) não interditará as vias por onde passará a imagem do Senhor do Bonfim. No entanto, os acessos à Colina Sagrada estarão bloqueados logo nas primeiras horas na manhã da quinta-feira (14). Apenas veículos oficiais ou de imprensa terão acesso ao local.

Ainda por causa do bloqueio, durante toda a quinta-feira estará proibido o estacionamento nas vagas Zona Azul que ficam na Colina Sagrada, na Ladeira do Bonfim, no Largo do Bonfim, na Baixa do Bonfim e na Rua Teodósio Rodrigues de Faria. Cerca de 40 agentes de trânsito em 15 viaturas e dez motocicletas estarão atuando nesta operação especial, que também envolve o acompanhamento do carro que levará a imagem da Vitória ao Bonfim.
Segurança urbana 

Para garantir que as normas de segurança serão cumpridas para conter aglomeração na área onde os festejos acontecem, a Guarda Civil Municipal (GCM) atuará desde as 22h desta quarta-feira (13), no entorno da Basílica do Bonfim. Um total de 80 agentes auxiliará no apoio à Transalvador, assim como na fiscalização a ser realizada pela

Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), desde a Conceição da Praia até o Bonfim, para que não ocorra atuação do comércio informal. Além disso, ações preventivas serão aplicadas em todas as áreas das proximidades da Colina Sagrada. A Polícia Militar também estará presente.

Sem público 

Ao contrário dos anos anteriores, não serão disponibilizados sanitários químicos durante o percurso, assim como não haverá a estrutura provisória montada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para atendimento médico. A rotina de comércio e serviços que era afetada pelo cortejo, no perímetro onde acontecia a festa, este ano terá funcionamento normal, inclusive os órgãos públicos municipais.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp