Manifestação

Manifestantes protestam contra implantação de BRT em Feira de Santana

Publicado em 22/08/2015, às 15h49   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Cerca de 200 pessoas participaram de nova manifestação, na manhã deste sábado (22), em Feira de Santana, contra a implantação do BRT (Bus Rapid Transit – Sistema de Transporte Público Rápido por Ônibus). Os manifestantes avaliam que o projeto vai endividar o município em mais de R$ 90 milhões e não irá resolver o problema do transporte público do município, além do impacto ambiental desnecessário. Eles ainda cobraram um plano diretor participativo. Os protestos já originaram a suspensão das obras, mas a Justiça decidiu pela retomada delas.

Mais de 110 árvores vão ser retiradas da Avenida Getúlio Vargas, por conta das obras. No entanto, a administração local afirma que o projeto manterá mais de mil árvores na avenida e aquelas retiradas serão plantadas novamente em outros locais. De acordo com a secretaria de Planejamento de Feira de Santana, 110 árvores no Parque da Cidade e no Parque Erivaldo Cerqueira. Outras 840 árvores serão na Avenida Getúlio Vargas.

O deputado estadual Zé Neto (PT), pré-candidato à prefeitura de Feira de Santana, participou do protesto. Ele ressaltou que não é contrário à construção do BRT “mas sim à forma de intervenção que tem sido feita na Getúlio com a derrubada de árvores e total descaracterização de uma das mais belas referências de nossa cidade”. “Essa semana minha filha de 9 anos, depois de ter passado na segunda-feira na avenida e ter visto algumas árvores já retiradas, me ligou e pediu me disse: ‘Meu pai, eu vou fazer um blog e reunir as crianças pra lutar contra esse crime das árvores na cidade. Esse prefeito tem que arranjar outro lugar para botar esse BRT!’. Não precisa dizer mais nada sobre o sentimento que nos norteia nesse instante”, escreveu em uma rede social.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp