Meio Ambiente

BNews Verde: 34 reservas particulares do Patrimônio Natural estão em processo de reconhecimento na Bahia

Fotos públicas
Além das reservas já existentes, outras áreas naturais devem ser criadas na Bahia  |   Bnews - Divulgação Fotos públicas

Publicado em 21/09/2021, às 18h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Celebrado nesta terça-feira (21), o Dia da Árvore chama atenção para a necessidade de proteção das florestas. Importantes aliadas, neste sentido, são as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). A RPPN é um poderoso instrumento de conservação da biodiversidade e implantação de unidades de conservação do Estado. São elas: a Falcão, que é a maior já reconhecida pela gestão estadual na Bahia, com 937,3177 ha, e a Japurá, com 534,2476 ha, ambas em Esplanada, no Litoral Norte.

Para a secretátria do Meio Ambiente da Bahia e diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Teles, a boa notícia é que, nos meses de agosto e setembro, sete RPPNs foram criadas com publicação de portaria, totalizando 202 hectares do bioma Caatinga e 1.471,56 hectares (ha) de Mata Atlântica, definitivamente instituídas para preservação. “Os benefícios socioambientais gerados pelas RPPNs são a garantia de perpetuidade da área natural e a proteção de espécies e seus habitats", ressalta. 

Além das reservas já existentes, outras áreas naturais devem ser criadas pelo Estado, como salienta a titular da pasta: “Em um esforço conjunto da Sema e do Inema, está em andamento a conclusão dos processos de reconhecimento de 34 Reservas Particulares do Patrimônios Natural no Estado da Bahia, completou Márcia Teles.”

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp