Meio Ambiente

Mergulhadores fazem mutirão de limpeza na Barra durante Carnaval

Imagem Mergulhadores fazem mutirão de limpeza na Barra durante Carnaval
O trabalho deverá envolver 25 profissionais, começa um dia antes do Carnaval e termina um dia depois  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/02/2013, às 18h01   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Para cuidar das areias das praias da Barra e Ondina durante o Carnaval Salvador tem a equipe oficial de limpeza da Prefeitura. Porém, o mar está desprotegido e, para fazer com que este ecossistema na cidade seja menos agredido durante a folia de Momo, a Escola de Mergulho Galeão Sacramento fará um grande mutirão de limpeza. O trabalho deverá envolver 25 profissionais e começa um dia antes do Carnaval e termina um dia depois, em ações diárias.
Participarão do esforço mergulhadores, cientistas, biólogos, geólogos, oceanógrafos, estudantes e professores de física, química, história, biologia e geologia.  Os profissionais recolherão o lixo diariamente do fundo do mar da Barra entre o Cristo e o Porto e, depois disto, levarão os detritos para o laboratório para estudar o que é descartado e o que pode causar ao mar da capital. Diariamente, os participantes se reunirão às 8h para iniciar os trabalhos.
O diretor da Escola de Mergulho Galeão Sacramento, Bruno Rocha Souza, ressalta que o lixo deixado na praia pode produzir muito mais prejuízos do que simp lesmente a sujeira pura e simplesmente. “O lixo de fundo, também chamado de lixo bentônico, ameaça de diversas formas os animais e ecossistemas associados ao fundo marinho, sufocando corais, entupindo brânquias de pequenos animais filtradores, sendo ingeridos por predadores que o confundem com alimento e emaranhando e afogando peixes, tartarugas, golfinhos e tubarões”, explica Bruno.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp