Mundo

Matemático John Nash, que inspirou ‘Uma mente brilhante’, morre em acidente

Publicado em 24/05/2015, às 14h55   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O matemático John Forbes Nash Jr., cuja vida inspirou o livro e o filme “Uma mente brilhante”, morreu ontem, aos 86 anos, em um acidente de carro em Nova Jersey, informou a polícia local. Sua esposa, Alice Nash, de 82 anos, estava com ele e também perdeu a vida no acidente.

O casal, que morava em Princeton, estava em um táxi quando o motorista perdeu o controle ao tentar ulltrapassar outro carro e bateu em uma mureta. Ambos foram ejetados do carro. Segundo a polícia, eles aparentemente não estavam usando cintos de segurança. O taxista foi retirado do veículo com ferimentos, mas não corre risco de vida. Não houve indiciamento pelo acidente.Vencedor do Nobel em 1994 de Economia, Nash foi pesquisador na Universidade de Princeton. Autor da Teoria dos Jogos, um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas, o matemático sofria de comportamento paranóico, em função de sua esquizofrenia, relatado em uma biografia de Sylvia Nasar e também no filme "Uma mente brilhante" (2001), vencedor do Oscar de melhor filme.

O ator Russell Crowe, que interpretou o papel de Nash no filme, se manifestou em sua conta no Tweeter: "Chocado... Meu coração está com John & Alicia & família. Uma incrível parceria, Belas mentes, belos corações".Diagnosticado com esquizofrenia, Nash começou a enfrentar os sintomas da doença ainda nos anos 1980. O matemático ouvia vozes e pensou ter identificado códigos e sinais escondidos em jornais.

Ele disse ter perdido alguns de seus anos mais produtivos em função da doença. Nesse período, também escreveu cartas antissemitas, que ele admite ter redigido no auge de seus surtos de paranoia. Em razão de sua doença, teve que renunciar ao seu posto no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Nash foi reconhecido como um dos maiores matemáticos do século 20, notório pela originalidade de seu pensamento e pelo destemor em lidar com problemas tão difíceis que outros não ousavam enfrentar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp