Mundo

Tragédia: tornados matam mais de 330 nos EUA

Publicado em 30/04/2011, às 15h46   Redação Bocão News e Agências


FacebookTwitterWhatsApp


Neste sábado (30), as autoridades americanas continuam contando os mortos deixados pela série de tornados e tempestades que varreram o sudeste dos Estados Unidos. Com um balanço de 337 vítimas, os tornados de quarta-feira passada (27) se transformaram na segunda pior tragédia do tipo nos Estados Unidos, a mais grave desde 1925.
A força dos ventos, que derrubou casas, árvores e postes de energia, deixou as equipes de emergência da região completamente esgotadas. Os corpos recuperados estão sendo armazenados em caminhões refrigerados, já que não há mais espaço em necrotérios. As autoridades já sentem falta de itens básicos, como lanternas e em uma vila até mesmo os bombeiros perderam seu caminhão.
Do balanço feito ao menos 246 em Alabama. O número perde apenas para as tempestades de 18 de março de 1925, quando 747 pessoas morreram no mau tempo que varreu Missouri, Illinois e Indiana. O segundo dia mais mortal de tempestades era em março de 1932, quando 332 pessoas morreram, todas no Alabama.
Desta vez, os tornados deixaram ainda milhares de feridos, 990 apenas em Tuscaloosa, no Estado de Alabama, onde cerca de q milhão de casas e empresas ainda estão sem energia elétrica.
A escala do desastre chocou até mesmo o presidente Barack Obama, que visitou a região na sexta-feira. "Eu nunca vi devastação como esta", disse, me meio aos destroços em Tuscaloosa, onde ao menos 45 morreram e bairros inteiros foram destruídos. O prefeito de Tuscaloosa, Walt Maddox, chamou a devastação de uma crise humanitária para a cidade, de mais de 83 mil habitantes.
Maddox disse que 446 pessoas estão desaparecidas na cidade, mas ressaltou que muitas já devem ter sido encontradas por seus parentes, que não reportaram para a polícia.
Segundo o serviço nacional de meteorologia, cerca de 300 tornados e tempestades atingiram o sul e o leste do país desde sexta-feira passada (22). Metade deles foram registrados no Alabama. Tornados são comuns no sul e no meio-oeste dos Estados Unidos, mas raramente são tão devastadores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp