Mundo

Nascidos de novo

Publicado em 08/10/2010, às 20h00   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O poço pelo qual serão içados os 33 mineiros presos na Mina São José de extração de ouro e cobre no norte do Chile será concluído dentro das
próximas 24 horas, segundo informou nesta sexta-feira (8) o ministro das Minas, Laurence Golborne,

O ministro disse ainda que a perfuradora já atingiu 584m dos 624 totais. Antes, o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, afirmou que os mineiros presos desde 5 de agosto deverão ser retirados a partir da próxima terça-feira (12).

Os mineiros chilenos estão em um abrigo de 50 metros quadrados, a 700 metros de profundidade, desde que uma rocha que estava sobre eles desabou. Os primeiros contatos foram só conseguidos 18 dias após o acidente.

A saída será possível depois que finalizar a perfuração de um túnel de 624m, por onde os mineiros serão içados um a um para a superfície. As equipes de resgate abriram uma passagem de 66 centímetros de largura para trazer os homens para a superfície, um por um, ainda não se sabe quem será o primeiro.

O resgate dos trabalhadores na terça-feira confirma os prognósticos do ministro Laurence Golborne que previu, na época do acidente, que mesmo com a ajuda de equipamentos muito especializados, a operação de retirada dos mineiros deveria levar, no mínimo, dois meses.

Durante esses dois meses os trabalhadores receberam alimentos, água e cartas de familiares por um buraco de 15 centímetros de diâmetro. Nesse longo período de espera uma equipe de médicos e psicólogos monitorou as condições físicas e mentais, o que os ajudou a enfrentar as dificuldades impostas pela situação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp