Mundo

Cidade é evacuada na Hungria

Publicado em 10/10/2010, às 09h11   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Budapeste – Foram retirados às pessas neste sábado (9) os 800 habitantes do pequeno povoado de Kolontar, próximo à fábrica de bauxita-alumínio que causou um catastrófico vazamento de lama tóxica há cinco dias, depois de encontrada outra fissura no dique que retém os resíduos. As autoridades temem que haja um novo vazamento.

A rachadura poderia levar a uma "provável" segunda inundação que pode derramar mais 500 mil metros cúbicos de lama vermelha altamente tóxica sobre a cidade, que matou sete pessoas e deixou 150 feridos no pior desastre ambiental da Europa em 30 anos, advertiu o primeiro-ministro húngaro Viktor Orban.

As autoridade húngaras ordenaram a evacuação completa do povoado de Kolontar, e já se preparam, caso seja necessário, para fazer o mesmo com a pequena localidade vizinha de Devecser, de 5,4 mil habitantes, indicou à AFP Tibor Dobson, chefe do serviço de prevenção de catástrofes.

"Estamos preparados para evitar o pior, e podemos salvar os moradores de Devecser em caso de novo vazamento", disse Orban em Ajka, para onde foi levada a população de Kolontar.

Os habitantes de Kolontar poderão optar, explicou, entre instalar-se em outras cidades ou em casas que seriam construídas em outra parte do povoado.

O depósito número 10 da usina de bauxita-alumínio de Ajka, 160km a oeste de Budapeste, ameaçava entrar em colapso devido a uma nova fissura no dique. (Informações da France Presse)



Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp