Mundo

Chavez desapropria empresas

Publicado em 11/10/2010, às 02h10   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente venezuelano Hugo Chávez anunciou neste domingo (10) a desapropriação de duas empresas de capital americano e italiano: a Venoco e a Fertinitro. Os principais acionistas da  Veneco, empresa de lubrificantes para uso automotivo,  estariam envolvidos no chamado "escândalo da maleta", com U$ 800 mil confiscados de um empresário num voo entre Caracas e Buenos Aires, em 2007.

Segundo testemunhas, o dinheiro seria uma doação do Estado venezuelano à campanha presidencial da então candidata e atual presidente da Argentina Cristina Kirchner. Os empresários Franklin Durán e Carlos Kauffman  foram acusados de conspiração pela justiça americana. Eles foram apontados como agentes encobertos da Venezuela em Miami para ocultar a origem e o destino do. Kauffmann aceitou colaborar com a justiça e está em liberdade e Durán continua preso.

Chavez desapropriou também a Fertilizantes Nitrogenados da Venezuela (Fertinitro), uma empresa mista de capital americano e italiano dedicada à produção de fertilizantes, na qual participam a americana Koch, com 35% do capital, e a italiana Snamprogetti, com cerca de 20% das ações.

Na semana passada, o presidente já havia desapropriado a empresa Agroisleña, dedicada à produção de químicos agropecuários e suporte tecnológico para a agricultura, acusando-a de especular com os preços de seus produtos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp