Mundo

Academia anuncia Nobel de Economia

Publicado em 11/10/2010, às 11h51   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Foi anunciado nesta segunda-feira (11) o nome dos ganhadores do Prêmio Nobel de Economia. Dois economistas norte-americanos - Peter Diamond e Dale T. Mortensen -, e o cipriota Christopher Pissarides venceram levaram o prêmio.

Eles foram premiados  pelo desenvolvimento de um método de análise dos mercados que explica como as políticas e normas regulatórias afetam o desemprego, vagas de emprego e salários, explicou o comitê encarregado da premiação. O trabalho do trio de economistas também pode ser aplicado a outras áreas, como o mercado da habitação e a economia pública.

O prêmio, de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,5 milhão), foi concedido aos economistas pelo trabalho de desenvolvimento de um método de análise dos mercados.
O Nobel de Economia, cujo nome oficial é Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, foi criado em 1968. Ele não é parte do grupo original de prêmios criado pela vontade de Nobel, magnata da dinamite, em 1895.

Real Academia Sueca de Ciências disse que o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,5 milhão), que será dividido pelo trio, reconhece o trabalho dos autores "pela sua análise dos mercados com atrito de busca".

No decorrer da semana passada a Academia já havia anunciado os ganhadores do Nobel de Literatura, da Paz, Medicina, Química e Física.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp