Mundo

Resgate histórico

Imagem Resgate histórico
Ritmo da retirada dos 33 mineiros tem superado expectativas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/10/2010, às 07h43   Patrícia Costa


FacebookTwitterWhatsApp

Suspense, alegria, beijos, abraços aplausos e gritos de "Chi, Chi, Chi! Le, Le, Le!”. Está sendo nesse ritmo a chegada de cada mineiro à superfície no deserto do Atacama, norte do Chile. O trabalho de operação de resgate dos 33 trabalhadores presos a 69 dias a mais de 600 metros de profundidade teve início por volta da 0h desta quarta-feira, 13, e ainda está sendo realizado neste momento. Dos 33 mineiros, dez já deixaram a mina.
O oitavo mineiro içado foi Claudio Yañez Lagos, de 34 anos, solteiro, tem duas filhas. Começou a trabalhar na minas há oito meses.
Além de Lagos, já foram resgatados Florencio Avalos, de 31 anos, o primeiro mineiro a chegar à superfície. Ele é um dos mais experientes do grupo. A subida levou um pouco mais de 16 minutos. Segundo a equipe médica ele passa bem.
O segundo trabalhador foi Mario Sepúlveda. Ele chegou à superfície à 1h09. Sua subida levou 14 minutos. Mário, que foi o porta-voz do grupo, chegou muito contente cumprimentou familiares, o presidente chileno e a equipe de resgate. Ele trouxe pedaços de rocha como lembrança aos colegas.
O terceiro a deixar a mina foi o ex-militar Juan Illanes Palma, de 52 anos. Segundo a Globo News, que está transmitindo ao vivo o resgate, Palma já havia decidido deixar o trabalho de mineração para ser taxista.
O boliviano Carlos Mamani Soliz, de 23 anos, foi o quarto a subir. Ele é o único mineiro que não é chileno. Mamani começou a trabalhar na mina há cinco dias antes do acidente. A família já avisou que o boliviano não voltará ao trabalho.
O presidente da Bolívia, Evo Morales, havia sido anunciado que estaria no momento da saída do seu compatriota Carlos Mamani. Mas como não foi possível, Morales se encontrará mais tarde com o mineiro no hospital.

O critério de saída dos mineiros foi definido previamente pelas autoridades chilenas: os quatro primeiros a deixar a mina foram escolhidos por serem mais hábios, em seguida serão resgatados os mais debilitados.
O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que estará na entrada do túnel esperando até a saída do último homem da mina, o que deve acontecer nas próximas 24 a 48 horas.
Pelo execelente trabalho da equipe de resgate, a operação recebeu o nome de “Notável Resgate”. (Fotos AFP)

Confira a lista dos mineiros já resgatados por ordem de saída:
Florencio Ávalos Silva, 31 anos
Mario Sepúlveda Espinace, 39 anos 
Juan Illanes Palma, 52 anos
Carlos Mamani Soliz, 23 anos
Jimmy Sánchez Lagues, 19 anos
Osmán Araya Araya, 30 anos
José Ojeda Vidal, 46 anos
Claudio Yañez Lagos,34 anos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp