Mundo

Morre vítima de acidente tóxico

Publicado em 13/10/2010, às 11h04   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Com a morte nesta quarta-feira (13) de um dos feridos, cujo nome não foi divulgado, sobe para nove o número de mortos em decorrência do derramamento de lama tóxica da fábrica de bauxita-alumínio que causou um catastrófico vazamento, ocorrido no último dia 4 de outubro arrasando 40 quilômetros quadrados no sudoeste da Hungria.

A morte ocorreu na manhã desta quarta-feira no hospital da localidade de Ajka, onde estava internado com graves ferimentos. Conforme informou prepostos da defesa civil húngara, a vítima era adulto, morador da cidade de Kolontár, a cidade mais atingida pelo vazamento de lama tóxica.

No acidente, considerado pelo primeiro- ministro húngaro, Viktor Orban , o maior desastre ambiental do últimos 30 anos na Europa, 150 pessoas ficaram feridas, com queimaduras e traumatismos, das quais 50 ainda estão hospitalizadas. A maioria dos mortos era habitante de Kolontár, cidade evacuada no último dia 9 devido ao risco de novo derramamento.

Em alguns casos, os corpos foram arrastados por cinco quilômetros pela avalanche do lodo contaminante. As autoridades continuam nesta quarta-feira com os trabalhos de limpeza nas duas localidades mais afetadas, Kolontár e Devecser.

O depósito número 10 da usina de bauxita-alumínio de Ajka, 160km a oeste de Budapeste, ameaçava entrar em colapso devido a uma nova fissura no dique, o que exigiu a evacuação dos moradores de Kolontár. 

A estimativa é que sejam terminadas, nesta segunda-feira, as obras de reforço do dique de contenção, construído nos últimos quatro dias com o objetivo de desviar uma possível segunda enchente, como temiam as autoridades húngaras. 

Uma nova rachadura poderia levar a uma "provável" segunda inundação que poderia derramar mais 500 mil metros cúbicos de lama vermelha altamente tóxica sobre as cidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp