Mundo

EUA solicitam ao Reino Unido a extradição do fundador do WikiLeaks

[EUA solicitam ao Reino Unido a extradição do fundador do WikiLeaks]
11 de Junho de 2019 às 22:20 Por: REUTERS/Peter Nicholls/Arquivo Por: Redação BNews 0comentários

Os Estados Unidos solicitaram ao Reino Unido, formalmente, a extradição do fundador do WikiLeaks, Julian Assange. O ativista australiano é acusado de espionagem e de conspiração para divulgar documentos secretos do governo americano.

De acordo com o G1, uma fonte do Departamento de Estado dos EUA contou que o pedido foi apresentado na semana passada, quase no limite do prazo de 60 dias para que a solicitação chegasse às autoridades britânicas. Segundo o governo americano, Assange teria ajudado a ex-militar Chelsea Manning a acessar o sistema que protegia arquivos confidenciais sem deixar rastros, além de supostamente ter violado a Lei de Espionagem ao publicar os documentos secretos obtidos por ela.

O fundador do WikiLeaks está preso desde o dia 11 de abril, após o Equador retirar o asilo político concedido a ele em 2012. Ele viveu quase sete anos na embaixada equatoriana em Londres. O objetivo era evitar um pedido de extradição da Suécia, país onde era acusado de estupro por duas mulheres. Assange nunca foi formalmente indiciado e sempre negou as acusações.

Atualmente, ele está em uma penitenciária do Reino Unido cumprindo uma pena de 50 semanas de prisão. Ele foi punido por ter violado, em 2012, as condições da liberdade provisória acordadas com a Justiça da Suécia e se refugiado na embaixada do Equador.
 

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

Eduardo Entrevista

Mais Lidas