Mundo

Iraquianos tentam invadir embaixada norte-americana em Bagdá

Reprodução/Twitter
Grupo protestava contra o ataque norte-americano que causou a morte de combatentes pró-Irã no Iraque  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 31/12/2019, às 11h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Manifestantes iraquianos tentaram invadir a embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, capital do país, nesta terça-feira (31). De acordo com informações do portal G1, o grupo protestava contra o ataque norte-americano que causou a morte de combatentes pró-Irã no Iraque.

No último domingo (29), bombardeios realizados pelo exército norte-americano deixaram 25 mortos e 51 feridos. A tentativa de invasão aconteceu após centenas de pessoas participarem de um protesto na área central da capital iraquiana - onde manifestações são restritas.

Diante da situação, o primeiro-ministro iraquiano, Abel Abdel Mahadi, apelou para que os manifestantes se afastem da embaixada americana, mas sem sucesso até ao momento. Segundo a publicação gás lacrimogêneo foi lançado contra os manifestantes e 12 pessoas ficaram feridas.

Por meio de sua conta pessoal no Twitter, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump acusou o Irã de por trás do ataque à embaixada americana. "Eles serão totalmente responsabilizados. Além disso, esperamos que o Iraque use suas forças para proteger a embaixada", escreveu.

Uma embaixada consiste na representação oficial de um governo dentro do território de uma outra nação. Por configurar-se como um território estrangeiro dentro de um solo nacional, a invasão de uma embaixada consiste em um incidente diplomático grave.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp