Mundo

Mulher é condenada a 43 anos de prisão por insulto ao rei

Reprodução / Redes Sociais
Caso aconteceu na Tailândia  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais

Publicado em 19/01/2021, às 11h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma ex-funcionária pública foi condenada, nesta terça-feira (19), a 43 anos e 6 meses de prisão por violar a lei que proíbe insultar ou difamar a monarquia. O caso aconteceu na Tailândia. 

Ela teria publicado comentários considerados críticos ao Rei, o que ocasionou na culpa por lesa-majestade, de acordo com o Tribunal Criminal de Bangcoc. A sentença real seria de 87 anos, mas foi reduzida pela metade após a mulher assumir a culpa pelos crimes.

A ré foi identificada como Anchan e tem 60 anos. A ONG Advogados Tailandeses pelos Direitos Humanos explica que a lei, conhecida como Artigo 112, prevê atualmente prisão de três a 15 anos por acusação. Porém, isso mudou em 2020, quando inúmeros jovens foram às ruas protestarem por reformas democráticas no país. 

O Pesquisador sênior da ONG, Sunai Phasuk, falou que esse veredicto é uma surpresa à todos  “O veredicto do tribunal de hoje é chocante e envia um sinal de arrepiar, de que não só as críticas à monarquia não serão toleradas, mas também serão severamente punidas”, explicou. Ele disse, também, que o movimento acabou perdendo a força devido ao aumento dos casos do novo coronavírus.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp