Mundo

Portugal bate recorde de vacinação, controla pandemia e se torna destino turístico mais procurado da Europa

Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
País bateu recorde de vacinação em 24 horas ao aplicar 129 mil doses da vacina contra Covid-19  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Publicado em 17/05/2021, às 15h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio à pandemia da Covid-19, Portugal se tornou o principal destino turístico seguro da Europa. De acordo com o jornal O Globo, o país atingiu, neste fim de semana, recorde de vacinação e mantém a doença controlada entre a população. 

Portugal passa a fazer parte da “lista verde”, elaborada pelos governos britânico e escocês, de destino dos britânicos para passar as férias e sai na frente de outros países como Espanha, Grécia e Itália, por exemplo, que têm no turismo uma atividade crucial para a retomada da economia. 

No sábado, Portugal bateu o recorde de vacinação em 24 horas ao aplicar 129 mil doses, acima da meta de 100 mil por dia. Desta forma, mais de 13% da população recebeu as duas doses (1,3 milhão de pessoas) e 31% tomaram uma dose (3,1 milhões). Nenhuma morte por Covid-19 foi registrada na sexta-feira (14), assim como já aconteceu anteriormente.

Diante do controle da pandemia o país, a estimativa é de que o verão de 2021 seja melhor que o do último ano, sobretudo com o aumento de mais de 60% no índice de hospedagens de quartos de hotéis e aluguéis de imóveis por temporada.

Conforme apontado pelas principais companhias aéreas, a procura por voos também disparou e duas delas já tiveram que aumentar sua capacidade de passageiros em mais de 300 mil localidades.

O Brasil, contudo, segue com as viagens vetadas, além das restrições que permitem apenas os voos considerados essenciais. 

Apesar das melhorias, os prejuízos financeiros do turismo em Portugal ainda são significantes e o país só deve se recuperar completamente da crise financeira em 2023. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), até março de 2021, a queda no faturamento do setor chegou a 80% em relação a 2020.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp