Polícia

Operação Bancarrota prende 11 em Feira de Santana

Publicado em 19/04/2011, às 12h59   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã desta terça-feira (19) a Polícia Federal (PF) deflagrou a “Operação Bancarrota” com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na exploração de máquinas caça-níqueis nos municípios de Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos, e no Rio de Janeiro.

Foram expedidos 15 mandados de prisão preventiva e 38 mandados de busca apreensão para serem cumpridos ainda hoje. Em Salvador, foram detidas 11 pessoas entre elas uma mulher. Todos serão encaminhados para a Superintendência Regional da Policia Federal, na Avenida Oscar Pontes.

As investigações foram iniciadas em 2008 e, de acordo com a PF, as primeiras informações apontaram possível participação de policiais das áreas investigadas na atuação da quadrilha.

As máquinas caça-níqueis eram montadas em Feira de Santana e distribuídas em pontos naquela cidade, assim como em outros municípios baianos e em Alagoas. A organização criminosa desenvolveu um esquema de controle das máquinas e de seus integrantes que consistia na afixação de “selos” identificadores, com finalidade de evitar que as mesmas fossem apreendidas.

Os “selos” eram renovados mensalmente e o valor recolhido como pagamento das etiquetas repassado ao chefe da organização criminosa, que garantia a operação das máquinas.

Já foram coletadas provas de contrabando, em razão da utilização de componentes estrangeiros nas máquinas, bem como de formação de quadrilha e exploração de jogos de azar, enquadrados nos artigos arts.334 e 288 do Código Penal Brasileiro (CPB) e art. 50 da Lei de Contravenções Penais. 

A operação realizada nesta terça busca provas da prática dos delitos de corrupção ativa e passiva. O nome “Bancarrota” faz alusão ao objetivo da ação da PF, pondo fim a contravenção penal de exploração de máquinas caça-níqueis em Feira de Santana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp