Polícia

Salvador lidera homícidios por arma de fogo

Imagem Salvador lidera homícidios por arma de fogo
Capital baiana teve 93.6% dos homicídios praticados com o instrumento  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/05/2011, às 07h01   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Salvador llidera uma posição nada invejável: a da capital com mais mortes por arma de fogo no país. A capital baiana teve 93.6% dos homicídios praticados com arma de fogo e aparece à frente de Vitória, onde o índice é 91,7% e Maceió, com índice de 88,9%.

Os dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgados nesta quinta-feira (5), no entanto não surpreendem. Apenas confirmam o que é verificado com frequência nas notícias: quadrilhas com armamentos "pesados" que, por lei, são de uso exclusivo da polícia.

Recentemente, o Bocão News divulgou a desarticulação da milícia do delegado de Gandu (BA), Madson Santos, e todo o armamento apreendido. Também a quadrilha de assaltantes de banco e tráfico de drogas que atuava em Salvador e no interior do Estado que tinha até mesmo silenciador de armas para que não se ouvisse o som dos tiros disparados.

Por estado, a Bahia aparece em segundo lugar, com índice de 81,3% dos homicídios causados por arma de fogo. Na frente aparece Alagoas, com 83,3% dos assassinatos registrados. A média no Brasil, com base em dados de 2009, é de 71,2%, levemente menor do que o recorde de 71,6% registrado em 2007.

Largar a liderança desse ranking, sem dúvida, é mais uma das mudanças que se espera com a implementação das Bases Comunitárias de Segurança  e a inserção de políticas socias da prefeitura nas comunidades ocupadas pelas UPPs em Salvador. É esperar para ver.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp