Polícia

PF prende falsificadores do INSS na Bahia

Publicado em 15/10/2010, às 13h23   Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal desencadeou, nesta sexta-feira (15), a “Operação Perfil” que já prendeu três pessoas acusadas de participar de uma quadrilha que falsificava documentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Bahia. Estão sendo cumpridos em Salvador e Região Metropolitana seis mandados de busca e três de prisão temporária expedidos pela Justiça Federal.   

A "Operação Perfil", está sendo desenvolvida por uma força-tarefa composta pela Delegacia de Crimes Previdenciários (Deleprev) da Polícia Federal, a Inteligência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e o Ministério Público Federal. Envolve 35 policiais federais e dez servidores da assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Riscos da Previdência Social.

O líder da quadrilha, segundo a PF, é um ex-funcionário contratado do INSS que, tendo conhecimento dos procedimentos previdenciários, falsificava documentos. As investigações duraram cerca de seis meses.

A quadrilha agia sob a fachada de um escritório de consultoria previdenciária, realizando fraudes a partir da falsificação de Perfis Profissiográficos Previdenciários (PPP), laudos técnicos e declarações de empresas.

Nos últimos quatro anos, nas agências investigadas, foram apurados 2.544 benefícios de aposentadoria por tempo de contribuição. Juntos, os benefícios geram pagamentos no valor superior a R$ 4,2 milhões por mês. No entanto, 30% do total seriam oriundos de documentação falsa e,
conforme levantamento realizado, geraram prejuízo mensal da ordem de R$ 1,2 milhão.

A operação teve por finalidade desarticular a quadrilha de falsificadores de documentos e estelionato que lesava os cofres do INSS e terceiros, instalada em Salvador que usava como fachada um escritório de consultoria previdenciária liderado pelo ex-funcionário da Previdência.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp