Polícia

Denarc recebe apoio do MP para combater o crime

Imagem Denarc recebe apoio do MP para combater o crime
Mais de 81 equipamentos de alta tecnologia foram entregues a Polícia Civil   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/08/2012, às 23h23   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Mais 81 novos equipamentos com tecnologia de ponta, destinados ao combate do crime organizado na Bahia foram repassados ao Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco), do Ministério Público do estado. A solenidade de entrega dos equipamentos, adquiridos por meio de transação penal, aconteceu na sexta-feira (10), na sede do Ministério Público, no Centro Administrativo da Bahia, com a presença do delegado geral adjunto, Bernardino Brito Filho, e do diretor do Denarc, delegado Jorge Figueiredo, além de representantes do procurador-geral de Justiça, Wellington César Lima e Silva.

Impressora multifuncional, notebook, copiadora, binóculos, sistema de monitoramento online, rastreadores, GPS veicular, GPS portátil, câmeras fotográficas, filmadora, bonés com filmadora acoplada, scanner de mão e câmera de investigação veicular estão entre os equipamentos repassados ao Denarc pela coordenadora do Gaeco, promotora Mônica Barroso, na semana passada.  Essa entrega concluiu a segunda etapa do projeto de doação de equipamentos, criado pelo Grupo de Trabalho do Comitê Interinstitucional em Segurança Pública (Cisp), adotado pelo MP, pelo Judiciário e pela sociedade civil, representada pelos Conselhos Comunitários de Segurança Pública.

Para o delegado Jorge Figueiredo a aquisição dos aparelhos vai permitir uma expansão das ações do Denarc em todo o estado, especialmente naquelas regiões onde, além do tráfico, há a produção de entorpecentes. “O combate ao narcotráfico é ininterrupto e o uso desses equipamentos possibilita a coleta de provas técnicas que sustentem os inquéritos remetidos ao Ministério Público”, afirmou.

Conseg

Em 20 de abril deste ano, a Polícia Civil recebeu na sede do Ministério Público, outros 48 equipamentos eletrônicos de última geração, como captadores de áudio, tablets, navegadores GPS, micro câmeras para veículos, bonés e canetas filmadoras, entre outros. Avaliado em R$ 19 mil, o material fora doado pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) de oito cidades do interior. O delegado-geral Hélio Jorge Paixão esteve na solenidade.

O dinheiro utilizado para a compra dos 129 equipamentos entregues ao Denarc, em abril e na sexta-feira passada (10), foi arrecadado durante a da Semana de Conciliação nos municípios de Irecê, Ipirá, Alagoinhas, Mata de São João, Sapeaçú, Cachoeira, João Dourado e Ribeira do Pombal. O montante chegou a R$ 54 mil. Segundo o delegado Jorge Figueiredo, os recursos são oriundos de transação penal, proposta pelo Ministério Público e homologada pelo Poder Judiciário, sendo o valor convertido para o combate a narcotráfico.

Foto: Divulgação


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp