Política

Funcionários do Dantas Bião cruzam os braços por falta de pagamento dos salários

Publicado em 19/12/2014, às 06h07   David Mendes (Twitter: @__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp

Alvo de uma disputa durante as eleições deste ano, o Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, pode ter suas atividades suspensas nesta sexta-feira (18).

Os funcionários da unidade médica cruzarão os braços até que seus salários, atrasados, sejam depositados nas suas contas. A decisão foi tomada em assembleia no início da semana, após não se ter nem garantia da data do pagamento dos vencimentos referentes ao mês de novembro, além da 1ª parcela do 13º salário.

Contatado, o Monte Tabor, mantenedor do Dantas Bião, alegou dificuldades no cumprimento das suas funções como gestor do centro médico responsável pelo atendimento a mais de 20 municípios da região, já que a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) não repassou os recursos, mantidos através de convênios.

Entretanto, a Sesab informou que os repasses são calculados por estimativas e realizados por antecipação. Ou seja, os recursos referentes ao mês de novembro já foram repassados. Ainda conforme a pasta, que culpa o Monte Tabor por não estar conseguindo fechar a matemática, apenas os repasses referentes a dezembro, que já deveriam ter sido repassados, serão cumpridos na próxima segunda (22) e com aumento no valor, o que garantirá também o pagamento da segunda parcela do 13º salário de todos os trabalhadores.

Já sobre a paralisação, a Sesab informou que nesta sexta uma comissão formada por representantes do SindiSaúde, o sindicato dos trabalhadores da área, se reúne na sede da pasta para discutir a atual situação e evitar a greve geral.

Conforme informações obtidas pela reportagem, em um encontro entre os administradores do Monte Tabor, representantes dos trabalhadores e Ministério Público Estadual (MP-BA) no início desta semana foi informado que serviços médicos como diagnóstico por imagem e endoscopia não estão mais sendo ofertado no centro de saúde e o atendimento ambulatorial, alguns setores de emergência e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão funcionando parcialmente. A Sesab informou que vai interferir diretamente na administração do hospital, que deverá ter outra 

Durante o período eleitoral, o Dantas Bião virou alvo de uma disputa entre petistas e democratas, após o candidato do DEM, Paulo Souto, afirmar em sua propaganda eleitoral que foi o responsável pela construção do hospital. Os petistas rebateram e afirmaram que a unidade já existia e apenas foi reformada pelo ex-governador demista.

Publicada no dia 18 de dezembro de 2014, ás 15h51

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp