Política

Senadores ganharão carros novos e iPhones

Imagem Senadores ganharão carros novos e iPhones
Justificativa é a diminuição dos custos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/04/2011, às 14h11   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp


O Senado decidiu mesmo trocar a frota de 86 veículos utilizados pelos parlamentares. Além disso, os senadores também receberão de graça novos aparelhos iPhone no lugar dos atuais celulares. Isso aconteceu após vários recuos provocados pelo temor da reprovação pública.

A decisão polêmica foi tomada na reunião da Mesa Diretora nesta quinta-feira (7). O primeiro-secretário, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), afirma que estão sendo examinadas duas alternativas: adquirir novos veículos em substituição aos Fiat Marea, com média de oito anos de uso, ou optar por um contrato de locação.

O Senado tem ao todo 188 veículos, entre os quais estão os 86 utilizados pelos 81 senadores, além de ônibus e microônibus que fazem o transporte de funcionários e convidados, vans para o transporte de integração até os estacionamentos do Congresso, caminhões para transporte do mobiliário, ambulâncias e veículos leves e médios. Apesar da decisão, Lucena afirma que o alvo é reduzir o custo da Casa na área de transportes, atualmente de R$ 17 milhões ao ano, incluindo a despesa de pessoal e as demais.

Já a troca dos celulares por iPhones, no entender do primeiro-secretário, também tem por objetivo reduzir custos ao substituir parte das ligações por mensagens de texto. Só lembrando que as referidas mensagens, atualmente, podem ser enviadas por qualquer celular. Segundo o senador, os aparelhos serão cedidos gratuitamente pela operadora escolhida pela Casa. Como a Casa não impõe limites para gastos com telefones celulares, as operadoras se sentem estimuladas para a o fornecimento dos parelhos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp