Política

Agenda bilateral é foco da viagem de Dilma à China

Publicado em 10/04/2011, às 11h50   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jaques acompanha a presidente Dilma Rousseff em viagem à China, onde a comitiva presidencial chega nesta segunda-feira (11) para uma visita oficial de dois dias (12 e 13), conforme informações divulgadas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). 

Em Pequim, na terça-feira (12), a presidente mantém reunião com o presidente Hu Jintao, quando discutirá o aprofundamento da parceria estratégica sino-brasileira, com foco na agenda bilateral, em particular comércio, investimentos e ciência e tecnologia e em temas da agenda multilateral.

Ainda no dia 12, Dilma faz a abertura oficial do evento "Diálogo de Alto Nível Brasil-China em Ciência, Tecnologia e Inovação" e encerra o "Seminário Empresarial Brasil-China: para além da complementaridade", no qual é esperada a presença de representantes empresariais brasileiros e da República Popular da China.

A agenda de Dilma prevê reuniões com autoridades chinesas, a exemplo do presidente do Comitê Permanente da Assembléia Nacional Popular, Wu Bangguo, e com o primeiro-ministro Wen Jiabao, no dia 13 de abril e participação na cúpula dos Bric. 
Durante a visita deverão ser assinados atos bilaterais nas áreas de ciência e tecnologia, defesa, agricultura, energia, educação, esportes, entre outras. No campo empresarial, serão celebrados atos nos setores de energia, telecomunicações e eletrônica.

Segundo informações do MRE, a China é o maior parceiro comercial do Brasil, com intercâmbio de US$ 56 bilhões em 2010, o que representou crescimento de 52,7% em relação a 2009. O saldo comercial foi favorável ao Brasil em 2010, em mais de US$ 5 bilhões. Em 2010, a China foi igualmente o maior investidor estrangeiro no Brasil.

Essa é a terceira viagem internacional de Dilma desde que tomou posse. O primeiro dia da presidente na capital chinesa, Pequim, será livre, sem agenda oficial. Ela deve descansar da longa viagem de avião e visitar pontos turísticos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp