Política

Prefeito vai acionar Coelba por aumento na conta de luz

Imagem Prefeito vai acionar Coelba por aumento na conta de luz
João Henrique promete ingressar com ação na Defensoria Pública  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/04/2011, às 13h11   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, João Henrique (PP), garantiu que vai entrar nesta quarta-feira (20) com uma representação na Defensoria Pública contra o aumento da tarifa da energia elétrica. O reajuste, que valerá a partir de quinta-feira (21), foi de 10,16% para os consumidores de alta tensão e de 9,79% para os de baixa. O aumento da tarifa cobrada pela Colelba, segundo o prefeito, não deveria ter sido autorizado pela agência nacional que regula o setor, a Aneel, por ter sido acima da inflação.

“A Aneel deveria zelar pelo princípio da modicidade da tarifa e, com isso, evitar novos aumentos de preços onde já se paga bem mais do que a qualidade do serviço”, afirma. João Henrique também alega a precariedade dos serviços oferecidos pela Coelba. Segundo ele, a própria Aneel estabelece, através do indicador Duração Equivalente de Falta de Energia (DEC), que o tempo médio dos desligamentos de energia não programados não pode ultrapassar 21 horas e, no caso da Coelba, este indicador atinge 26,5 horas por apagão.

“Não há justificativa para este aumento. Outras pessoas devem também ingressar nos órgãos competentes contra este aumento na conta de energia autorizado pela Aneel”, protesta João Henrique. A representação está sendo impetrada por João Henrique pessoa física, e não pelo município. No dia 4 de abril, João Henrique deu entrada em outra representação no Ministério Público do Estado da Bahia contra o aumento na conta de energia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp