Política

Oposição ataca prefeito e afirma que "tragédia foi anunciada"

Publicado em 28/04/2015, às 06h00   Victor Pinto (Twitter: @victordojornal)


FacebookTwitterWhatsApp

Os principais nomes da oposição ao prefeito ACM Neto (DEM) na Câmara de Vereadores de Salvador, Vânia Galvão (PT) - líder do PT; Gilmar Santiago (PT) e Luiz Carlos Suíca (PT) criticaram o posicionamento do prefeito frente aos resultados da chuva desta manhã. 
O vereador Gilmar Santiago (PT) que esteve na Travessa Moreira e Rua Henrique Marques, ligação do Marotinho com o Bom Juá, definiu o ocorrido como uma tragédia. “O que aconteceu não foi por falta de alerta dos vereadores e boa parte da imprensa”, disse ao cobrar mais investimentos da prefeitura na área. 
Santiago é autor de duas emendas parlamentares pedindo intervenções no Marotinho, no valor de R$ 100 mil e R$ 50 mil e que, ainda, não foram liberadas pela prefeitura. "Tenho cobrado desde o governo de João Henrique a implantação do Plano Municipal de Saneamento Ambiental. Aprovamos em 2012 o Plano e Saneamento Básico que envolve Água e Esgotamento sanitário. Falta os vetores de Resíduos sólidos e o Manejo de Aguas Pluviais Drenagem que até hoje o Prefeito Acm Neto não mandou para a Câmara. Vou recuperar os discursos feitos da tribuna da cass e divulgar", postou em seu Facebook. 
O líder da oposição, Suíca, afirmou, através de nota, que enquanto o poder público "não priorizar os problemas estruturais da cidade, pessoas inocentes continuarão a ter suas vidas ceifadas pela falta de infraestrutura dos bairros periféricos”, escreveu. “Os alagamentos estão diretamente ligados à impermeabilização do solo, que foi feita de forma irresponsável. A rede de esgoto de Salvador é do século XX, muito antiga. As encostas nas periferias precisam se investimento massivo. A gestão local, por sua vez, precisa ampliar a tecnologia da limpeza urbana das vias para evitar acúmulo de água da chuva”, completou. 
Mais cedo, a vereadora Vânia Galvão havia afirmado que só se "preocupa com festas". "Não fazem drenagem, não têm plano de contenção de encostas, e quem mais sofre é a população carente. ACM Neto é um prefeito midiático, que só se preocupa com festas", reclamou.
CAÓTICO - Quem também se poscionou foi o presidente o presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara, vereador Arnando Lessa (PT). O petista, também através de nota, classificou como "caótica" da atual infraestrutura da cidade no tocante a prevenção a danos causados pelas chuvas. Para o vereador, o prefeito ACM Neto (DEM) precisa apresentar com urgência um plano de contenção de encostas e de micro e macrodrenagem na cidade para evitar novas tragédias e situações recorrentes.
“O prefeito não pode deixar as águas escoarem, as casas se reerguerem, enterrar os mortos e deixar tudo como antes. Estes são problemas decorrentes e agravados ao longo dos anos. É preciso parar, e no sofrimento, elaborar com Estado e União, um plano de contenção de encostas e  de micro e macrodrenagem. Enquanto isso não for feito, as casas vão cair, os deslizamentos de terra e os alagamentos vão acontecer nos mesmos locais, todos os anos”, declarou Lessa.
"Neto precisa fazer um plano de macrodrenagem para cidade, de contenção de encostas que já foi feito pelo ex-prefeito Manoel Castro. E o ex-prefeito Mário Kertesz que fez o projeto Camurujipe, que foi o grande e último projeto nesse sentido. De lá para cá, nada mais foi feito”, completou.
Publicada no dia 27 de abril de 2015, às 16h32

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp