Política

Petistas discutem troca de comando

Imagem Petistas discutem troca de comando
Afastamento de Dutra dá início às articulações para sua substituição  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/04/2011, às 07h46   Redação Bocão News e Agências


FacebookTwitterWhatsApp

O afastamento de José Eduardo Dutra da presidência do PT, desde 22 de março, deflagrou nos bastidores a disputa interna por sua sucessão e atiçou o grupo do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, já descontente com a condução do partido. Com problemas de saúde, Dutra está licenciado do cargo há pouco mais de um mês e ainda não avisou ao PT se deixará definitivamente a direção do partido, embora tenha admitido a renúncia em conversas reservadas.

O Palácio do Planalto quer manter Dutra no comando do PT. No partido, é ele o interlocutor de confiança tanto da presidente Dilma Rousseff como de seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva, que tem capitaneado as articulações petistas para as eleições municipais de 2012.

Em São Paulo na tarde de ontem, Lula disse que conversaria com Dutra hoje ou amanhã, no Rio. Quer saber o real estado de saúde do amigo, que passa por uma depressão agravada por transtorno de ansiedade e hipertensão, antes que ele tome a decisão final sobre o afastamento.

A possível saída de Dutra, no entanto, vem assanhando as correntes que ajudaram a elegê-lo.Além da CNB, o presidente do PT recebeu o apoio das tendências Novos Rumos e Partido de Luta e de Massas. Sem acordo sobre o possível sucessor de Dutra, parte do grupo de Dirceu cita o ex-ministro Luiz Dulci, que hoje trabalha com Lula, como cotado para o posto.

Qualquer nome, no entanto, terá de passar pelo crivo do Planalto e de Lula. Se Dutra não retornar ao cargo nesta semana, o assunto promete esquentar a reunião da Executiva Nacional do PT, na quinta-feira, e do Diretório, na sexta e no sábado. Nenhuma substituição, contudo, será decidida neste fim de semana. Os mais próximos a Dirceu nunca esconderam as críticas a Dutra, definido por eles como ineficaz no atendimento às reivindicações do PT e na defesa da reforma política.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp