Política

Dutra renuncia oficialmente comando do PT

Imagem Dutra renuncia oficialmente comando do PT
Partido deve efetivar no comando o já vice-presidente Rui Falcão  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/04/2011, às 17h15   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


José Eduardo Dutra anunciou oficialmente, na manhã desta sexta-feira (29), sua renúncia ao comando partidário, motivada por problemas de saúde. Com a decisão, o partido deve efetivar no comando o vice-presidente, Rui Falcão, que ocupa a presidência interinamente desde o afastamento de Dutra, em março. Falcão deve ficar até 2013, quando os petistas realizarão novo processo de eleição direta.

“Alguns companheiros aconselharam que eu poderia renovar a minha licença, mas avaliei que não seria justo nem comigo nem com o PT. Tomei uma decisão sobre a qual tenho total responsabilidade: sair agora da presidência do PT. O partido define seu novo presidente e eu me cuido”, afirmou Dutra para aplausos dos militantes petistas em discurso durante a reunião do Diretório Nacional do PT .

Deputado estadual em São Paulo e ligado à senadora Marta Suplicy (PT-SP), Rui Falcão não integra a corrente majoritária do PT, a Construindo um Novo Brasil (CNB), que reúne algumas das principais lideranças do partido, entre as quais o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro José Dirceu, o ministro Antonio Palocci e o próprio José Eduardo Dutra. Mas a indicação de Falcão, da corrente Novos Rumos, foi aprovada por unanimidade em uma reunião nesta quinta entre a CNB e outros dos principais agrupamentos internos petistas.

Informações G1

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp