Política

Bahia ocupa 2º lugar em ranking de transparência, Salvador fica em 17º

Publicado em 13/05/2017, às 10h35   Chayenne Guerreiro


FacebookTwitterWhatsApp

A Bahia é o segundo estado com maior nível de transparência econômica, segundo levantamento da Escala Brasil Transparente (EBT). O estado só perde para Alagoas.

Em relação aos municípios, Antas a 320 quilômetros de Salvador e com 17 mil habitantes levou o primeiro lugar. A capital baiana ocupa a 17ª colocação em relação as capitais brasileiras.

O estudo avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) em 26 estados, no Distrito Federal e em 2.328 municípios brasileiros.

Esse é o segundo ano que a Bahia recebe nota máxima no que se refere ao cumprimento da Lei. Para elaborar o ranking, a metodologia analisa 12 quesitos, divididos em regulamentação da Lei de Acesso Informação, com peso de 25%, e existência e atuação do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), que corresponde a 75% da nota.  

A coleta de dados acontece através dos auditores do Ministério da Transparência que sem se identificar, solicitam informações para os analisados. Os pedidos são compostos por quatro perguntas, separadas pelos seguintes temas: Saúde, Educação, Assistência Social e regulamentação da LAI. Além disso, também é realizada pesquisa nos sites oficiais, para verificar o cumprimento às normas legais.

Publicada originalmente dia 12

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp