Política

Veronica Serra e sigilo fiscal

Publicado em 15/09/2010, às 20h22   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A filha do presidenciável José Serra (PSDB), Veronica Serra, tem ocupado as páginas dos jornais nos últimos dias por conta da quebra do seu sigilo fiscal. Nesta quarta-feira (15), Veronica e o marido, Alexandre Bourgeois prestaram depoimentos para a Polícia Federal. Contudo, esta não é a primeira vez que a filha de Serra aparece no noticiário por causa de quebra de sigilos, ao menos, é o que garante a edição desta semana da revista Carta Capital.

De acordo com a reportagem, Veronica Serra era sócia de outras cinco pessoas, entre elas Verônica Dantas – irmã de Daniel Dantas do banco Opportunity e indiciado na operação Satiagraha, em 2008 - na empresa Decidir.com. 

Ainda segundo a apuração dos repórteres da semanal, a Decidir.com teria sido responsável por uma das maiores quebras de sigilos fiscais e bancários que se tem conhecimento. Em janeiro de 2001, os dados de quase 60 milhões de brasileiros ficaram expostos à visitação pública por cerca de 20 dias. Para além, a reportagem denúncia que a Decidir.com tinha livre acesso a informações sigilosas, incluindo ai o Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundos (CCF), que era conhecido como a lista negra do Banco Central.

Os jornalistas afirmam a ação da empresa de Veronica constitui crime de quebra de sigilo, e que a divulgação de informações, como as do CCF também é crime. A reportagem revela que os dois casos justificariam a instauração de um processo administrativo do Banco Central, principalmente para averiguar os termos do convênio firmado entre a Decidir.com e o Banco do Brasil, que seria a fonte das informações sigilosas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp