Política

Vox Populi divulga nova pesquisa

Imagem Vox Populi divulga nova pesquisa
Dilma recua dois pontos, enquanto Serra perde um  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/10/2010, às 07h30   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Pesquisa Vox Populi/iG, divulgada nesta segunda-feira (25), mostrou que a candidata do PT, Dilma Rousseff, mantém a dianteira sobre o tucano José Serra (PSDB). Segundo o levantamento, a pestista mesmo perdendo dois pontos em relação à última pesquisa do instituto, de 15 a 17 de outubro, lidera a corrida presidencial sobre o pesedebista que caiu apenas um ponto.
Segundo o Vox Populi, Dilma aparece com 49% contra 38% de Serra. Considerando apenas os votos válidos, a sondagem aponta que Dilma se elegeria com 57%, contra 43% do candidato do PSDB.
O número de eleitores que pretendem votar nulo ou em branco ainda é de 6% - mesmo índice contabilizado na última pesquisa. O Vox Populi apontou, no entanto, aumento do número de eleitores indecisos ou que não responderam ao questionário: de 4% para 7%.
O Vox Populi também avaliou o posicionamento dos candidatos nas regiões brasileiras, revelando que a candidata do PT ganharia com 64% dos votos no Nordeste contra 27% de Serra. No Sudeste, ela também seria vitoriosa com 44%. O tucano teria 40%.  O Sul é a única região em que o candidato do PSDB tem vantagem sobre a petista: 47% a 39.
O Instituto levantou também  a intenção de votos entre os eleitores levando em conta a opção religiosa. Dilma lidera entre católicos (51% a 39%) e católicos não-praticantes (53% a 35%). Entre os eleitores evangélicos, há empate técnico, já que a candidata do PT aparece com 44% e Serra com 41%. Dilma Rousseff é a preferida entre as pessoas sem religião, ficando com 46% dos votos, enquanto José Serra aparece com 38%. 
O Vox Populi ouviu 3.000 pessoas em 214 municípios, entre os dias 23 e 24 deste mês. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob número 37059/10 em 20 de outubro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp