Política

TRE empurra decisão para amanhã

Publicado em 26/10/2010, às 16h14   Ivana Braga


FacebookTwitterWhatsApp

Previsto para ocorrer nesta terça-feira (26), às 17h, o julgamento da prefeita de Barreira, Jusmari Oliveira (PR), no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), só deve acontecer amanhã. Isso porque, de acordo com explicações do advogado José Pires, autor do pedido de cassação da prefeita e da vice, Regina Figueiredo (PSB), ficou definido no TRE que os processos com votação empatada ou com pedido de vistas serão apreciados às segundas, terças e quartas-feiras.

No caso de Jusmari, há empate, cabendo ao presidente do TRE, desembargador Mário Alberto Hirs, o voto de minerva. A expectativa de José Pires é que nesta quarta-feira (27) o julgamento, segundo do mês, se desenrole. Caso a decisão seja favorável à prefeita, o advogado recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme adiantou à reportagem do Bocão News.

A prefeita e a vice de Barreira são acusadas de abuso de poder econômico e compra de votos durante o processo eleitoral de 2008, quando teriam sido flagradas cooptando eleitores em troca de vale combustível. Em 19 de maio de 2009, elas foram afastadas dos cargos por decisão de primeira instância, mas retomaram o cargo por força de liminar.

José Pires não tem muita expectativa de que a decisão de amanhã seja contra a prefeita. Isso porque, Jusmari Oliveira já responde a outros quatro processos, alguns deles com motivação e comprovação suficiente para justificar o afastamento, mas tem se safado em todos. “Ela é uma mulher de sorte”, ironiza Pires.

Caso o advogado esteja errado e a decisão do TRE seja pela cassação de Jusmari Oliveira, ela poderá recorrer ao TSE. Perdendo em Brasília, nova eleição será convocada no prazo de 90 dias. O clima é de grande expectativa em Barreiras, no oeste baiano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp