Política

Alice Portugal quer Pelegrino como vice

Publicado em 05/11/2011, às 15h41   Daniel Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Durante a convenção do PCdoB, o ex-ministro Orlando Silva disse que “time que não joga, não forma torcida”, numa clara alusão aos anseios políticos do seu partido, especialmente na capital baiana. Em resposta, ouviu do deputado federal Nelson Pelegrino (PT), também presente no evento, que ao invés de “montar um time”, a esquerda pode escalar uma “seleção” para entrar em campo na disputa pelo Thomé de Souza em 2012.

Mesmo sem contagiar a plateia, ele ainda disse que o PT está no núcleo do processo que pretende construir alianças já no 1º turno na capital, em Feira de Santana e Vitória da Conquista, as três únicas cidades do estado onde existe possibilidade da eleição ser definida em dois momentos.    

A deputada Alice Portugal (PCdoB), que pretende disputar a prefeitura de Salvador, foi escolhida para encerrar a abertura da convenção. Ao se dirigir ao presidente regional do PMDB, Lúcio Vieira Lima, ela começou o discurso com uma “cutuca”
endereçadaaos companheiros da estrela vermelha. “O lugar do PMDB está preservado em qualquer mesa do PCdoB porque nós sabemos estender a mão para aqueles que estiveram conosco em momentos de dificuldade”.


Mas, como não podia ser diferente, a deputada também reverenciou Orlando Silva e destacou as conquistas do PCdoB ao longo dos 89 anos de história. Logo em seguida, ela usou o exemplo de um estado vizinho para mostrar que é preciso flexibilizar a relação entre aliados políticos. “Em Sergipe, Marcelo Déda, do PT, era prefeito de Aracaju e Edvaldo Nogueira, do PCdoB, era vice. Déda saiu para disputar o governo do estado e Nogueira tentou a prefeitura. Os dois foram eleitos e hoje Sergipe cresce a cada dia e Aracaju está um brinco. Por isso, é preciso pensar na alternância nas três principais cidades da Bahia. Já fui vice de Nelson e porque ele não pode ser vice do PCdoB agora?”

Por fim, Alice Portugal conclamou a militância para a “guerra” que se aproxima. “Está na hora do nosso partido pensar em ser grande, mas sem abrir mão das suas raízes. Vamos ter coragem e fortalecer o PCdoB para fortalecer o Brasil”.

Neste momento, foi aplaudida de pé.


Fotos: Gilberto Júnir/Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp