Política

Fabíola considera que há avanços concretos na negociação com professores das estaduais

[Fabíola considera que há avanços concretos na negociação com professores das estaduais]
16 de Maio de 2019 às 18:42 Por: Divulgação Por: Redação BNews0comentários

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia, a deputada Fabíola Mansur (PSB), fez um apelo para que os dirigentes das Associações de Docentes das quatro universidades estaduais baianas considerem os avanços obtidos durante as rodadas de mediação. A deputada, que participou de mesa de diálogo junto com os deputados Rosemberg Pinto, líder do governo, e Hilton Coelho, da ala independente, entende como legítimo o movimento dos professores em defesa das universidades estaduais e a luta por salários e direitos, embora avalie que já há vários pontos positivos e concretos que foram propostos para a categoria. As universidades estaduais da Bahia estão em greve ha mais de um mês. 

De acordo com Fabíola, um dos pontos mais significativos está nos compromissos que foram feitos na última reunião com a secretária Cibelle Carvalho (Relações Institucionais), que se comprometeu em instalar a Mesa Permanente de Negociação com membros da categoria de docentes, do Legislativo, e as principais secretarias estaduais, para discutir os pontos pendentes e os judicializados da pauta reivindicatória. Mansur destaca ainda a garantia de R$ 36 milhões para investimentos das universidades no exercício de 2019, além do encaminhamento de um projeto de Lei para AL-BA para tratar da questão das promoções e progressões da classe. Houve ainda a garantia do pagamento dos salários que foram cortados mediante cronograma de reposição de aulas, dentre outras coisas.

“A própria reunião na Serin com Cibelle já foi um grande avanço, pois representou a reabertura da negociação com o governo, uma vez que a mesa de negociação estava suspensa. Mas a garantia de uma mesa permanente de negociação é a principal conquista, pois nela serão discutidos de forma continuada toda pauta reivindicatória da categoria, com transparência. Eu considero que hoje nós temos avanços importantes, por isso acredito muito num desfecho positivo nas próximas assembleias, com o fortalecimento do diálogo e que as negociações avancem ainda mais”, concluiu a deputada.
 

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

Eduardo Entrevista

Mais Lidas