Política

PRB indicará João Roma para a Comissão Especial da Reforma Tributária, diz coluna

Carlos Alberto/BNews
O deputado foi relator da proposta de emenda constitucional referente a matéria na Comissão de Constituição de Justiça da Câmara  |   Bnews - Divulgação Carlos Alberto/BNews

Publicado em 26/05/2019, às 14h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O PRB indicará o deputado federal baiano João Roma para a Comissão Especial da Reforma Tributária da Câmara dos Deputados. As informações são da Coluna Estadão, do jornal O Estado de São Paulo. A intenção da legenda com a indicação é explorar o conhecimento adquirido por Roma como relator da proposta de emenda constitucional referente a matéria - a PEC 45/19 - na Comissão de Constituição de Justiça da Câmara dos Deputados.

Em seu relatório, o baiano defendeu que a reforma apresentada não contraria a Constituição e deve ser admitida pela CCJ para ter a análise de seu conteúdo iniciada. A proposta acaba com cinco tributos que incidem sobre o consumo: IPI, PIS , Cofins, ICMS e ISS. Os três primeiros são federais, o penúltimo estadual e o último municipal.

No lugar deles, seria criado o Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), além de um outro imposto, sobre bens e serviços específicos. Roma entendeu em seu parecer que o ponto referente a unificação destes tributos poderia receber mais questionamentos. Este aspecto poderia contrariar a autonomia dos estados e municípios e ferir o pacto federativo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp