Política

Pesquisa aponta que Bolsonaro deixou tema do combate à corrupção de lado no Twitter após assumir presidência

Reprodução/Twitter
Responsável pelo projeto idealizado pela UnB aponta que presidente tem dado preferência a temas que chamem mais atenção ou que polarizem a sociedade   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 20/07/2019, às 12h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Laboratório de Governo Eletrônico da Universidade de Brasília (UnB) constatou que após assumir a presidência do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL) deixou de lado o tema do combate à corrupção em suas postagens no Twitter. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, uma das principais bandeiras de campanha do então candidato apareceu em apenas 1,4% das postagens desde que Bolsonaro assumiu o cargo.

Entre julho e dezembro de 2018, Bolsonaro escreveu 68 tuítes que trataram sobre corrupção, de um total de 1.378 publicações. O montante representa 4,9%. Já nos seis primeiros meses de governo, o número de postagens com termos ligados ao tema caiu para 20 dentre 1.388. 

“Ele tem falado menos sobre corrupção e dado preferência a temas que causam mais atenção na sociedade ou que polarizem. Como presidente, é preciso falar de mais assuntos. Percebe-se uma troca da pauta da corrupção pela pauta da segurança”, analisa o professor Francisco Brandão, coordenador do projeto.

O estudo aponta que dos temas que privilegiava durante a campanha, Bolsonaro segue enfatizando segurança pública e armamento da população. Os dados também apontam uma inversão dos temas prioritários do presidente. 

No segundo semestre de 2018, corrupção e Lava Jato receberam mais menções do que assuntos ligados a economia, emprego, religião, educação e PT. Esses temas, na primeira metade deste ano, receberam mais destaque que corrupção – sobretudo por causa da reforma da Previdência. Procurado pela reportagem, o Palácio do Planalto admitiu que o tema corrupção perdeu espaço, e ponderou que é inerente à função de presidente tratar de mais assuntos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp