Política

Bom Jesus da Lapa é um dos 133 municípios baianos que integram Mapa do Turismo Brasileiro

Reprodução
2.694 municípios do país foram validados pelo Ministério do Turismo  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 22/09/2019, às 13h19   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, incluiu 133 municípios baianos no Mapa do Turismo Brasileiro 2019/2021. Ao todo, 2.694 municípios de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma.

Na Bahia, as cidades selecionadas fazem parte de 13 regiões turísticas - Baía de Todos os Santos, Caminhos do Jiquiriçá, Caminhos do Oeste, Caminhos do Sudoeste, Caminhos do Sertão, Chapada Diamantina, Costa das Baleias, Costa do Cacau, Costa do Dendê, Costa do Descobrimento, Costa dos Coqueiros, Lagos e Cânions do São Francisco e Vale do São Francisco.

De acordo com a publicação, os municípios com maior fluxo turístico, número de pessoas empregadas e estabelecimentos no setor de hospedagens ficaram classificados na categoria “A”, que abrange 124 municípios brasileiros. Nas categorias “B” e “C” estão, respectivamente, 514 e 476 municípios. E na categoria “D”, 1,522 municípios. A categoria “E” reúne 377 municípios que não registram fluxo turístico, empregos e estabelecimentos de hospedagens expressivos.

Para permanecer na categoria “B”, o município de Bom Jesus da Lapa, precisou promover investimentos em infraestrutura e na capacitação de empreendedores. Segundo a secretária municipal de Turismo e Empreendedorismo, Edna Rosa de Oliveira, o carro chefe foi a intensificação do turismo religioso. Anualmente são realizadas cinco Romarias na cidade, além da Festa do Divino, nos meses de maio e junho, que recebem grande número de turistas.

Para a Romaria do Bom Jesus, a expectativa é aumentar de 1,5 milhão para 2 milhões de visitantes em 2020. Além do turismo religioso, o município também recebe, anualmente, grande número de turistas do Centro Oeste que pernoitam na cidade em viagem para as praias do Sul do Estado.

O prefeito Eures Ribeiro Pereira (PSD) afirmou que está otimista com o incremento da atividade turística e fomento da economia do município, principalmente depois do anúncio feito pelo secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, de que estão em curso negociações com um grupo hoteleiro que demonstra interesse em construir um hotel com padrão internacional na cidade.

Neste ano, segundo o Ministério do Turismo, os Estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp