Política

PSDB forma maioria para apoiar Rodrigo Pacheco; com sigla, senador está virtualmente eleito

Agência Senado Federal
Além de Serra, a senadora Mara Gabrilli (SP) e Tasso Jereissati (CE) deram apoio ao MDB. O PSDB ainda não confirmou formalmente o apoio   |   Bnews - Divulgação Agência Senado Federal

Publicado em 14/01/2021, às 09h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Senado Federal formou maioria para declarar apoio ao candidato Rodrigo Pacheco (DEM-MG) na disputa pelo comando da Câmara dos Deputados. Na última quarta-feira, 13, o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB-SP), já havia sinalizado o apoio a Simone Tebet (MDB-MS), como uma forma de pressionar o apoio do partido para candidatura do MDB. 

Segundo apurou a coluna Painel da Folha de São Paulo, o autor do voto que desempatou o PSDB para o lado de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) afirma que questões regionais prevaleceram na escolha. Além dele, Rodrigo Cunha (AL) e Plínio Valério (AM) têm adversários locais do MDB. Roberto Rocha (MA) também optou por Pacheco em reunião realizada na tarde desta quarta (13).

Além disso, Izalci diz que Simone Tebet (MDB-MS) não é unanimidade dentro de seu partido. Três senadores do MDB lhe confidenciaram, nesta quarta, estarem inclinados a Pacheco, contra ela: "Se fosse uma unanimidade, iríamos para o sacrifício, mas não tem como o PSDB ir fechado se nem no MDB todos vão votar nela", diz o senador.

Além de Serra, a senadora Mara Gabrilli (SP) e Tasso Jereissati (CE) declararam apoio ao nome do MDB. O PSDB ainda não confirmou formalmente o apoio. 

Pacheco conta com o apoio de um bloco formado por com oito siglas: DEM, PL, PP, PROS, PSC, PSD, PT e Republicanos. A união conta com 39 parlamentares. Para se eleger presidente do Senado, o candidato precisa de 41 votos. Se confirmado o apoio do PSDB e caso não haja traições, por se tratar de uma eleição com voto secreto, Rodrigo está virtualmente eleito presidente do Senado Federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp