Política

"Precisamos atingir Lula na cabeça", diz procuradora da Lava Jato em novas mensagens entregues ao STF

Ricardo Stuckert/PT
O objetivo, segundo a procuradora, era ganhar as "batalhas já abertas" pela Operação Lava Jato  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PT

Publicado em 12/02/2021, às 12h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nas novas mensagens entregues pela defesa do ex-presidente Lula ao Supremo Tribunal Federal (STF), uma das procuradoras fala da necessidade de "atingir" o petista na "cabeça".

O objetivo, segundo a procuradora, era ganhar as "batalhas já abertas" pela Operação Lava Jato.

Os trechos fazem parte de uma conversa entre os membros da força-tarefa, um dia após Lula ser conduzido coercitivamente para depor à Polícia Federal, no dia 4 de março de 2016.

Os diálogos foram obtidos pela Operação Spoofing, do celular do hacker que vazou as conversas para o The Intercept Brasil, que publicou a série de reportagem que ficou conhecida como "Vaza Jato".

"Pessoal, fiquei pensando que precisamos definir melhor o escopo pra nós dos acordos que estão em negociação. Depois de ontem, precisamos atingir Lula na cabeça (prioridade número 1), pra nós da PGR, acho q o segundo alvo mais relevante seria Renan. Sei que vcs pediram a ODE [empreiteira Odebrecht] que o primeiro anexo fosse sobre embaraço das investigações. Achei excelente a ideia mas agora tenho minhas dúvidas se o tema é prioritário e se é oportuno nesse momento. Não temos como brigar com todos ao mesmo tempo. Se tentarmos atingir ministros do STF, por exemplo, eles se juntarao contra a LJ, não tenho dúvidas. Tá de bom tamanho, na minha visão, atingirmos nesse momento o min mais novo do STJ. acho que abrirmos mais uma frente contra o Judiciário pode ser over. Por outro lado, aqueles outros (lula e Renan) temas pra nós hj são essenciais p vencermos as batalhas já abertas", diz a procuradora identificada como Carol. 

A defesa de Lula obteve na Justiça o direito ao acesso às mensagens, concedido por meio de liminar deferida pelo ministro do STF, Ricardo Lewandowski. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp